sábado, 14 de abril de 2012

Review : As cronicas de gelo e fogo - Guerra dos tronos - Livro um



Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre.
      

  Um ótimo começo de estória é do tipo que te prende do começo ao fim , daquelas em que você se sente praticamente obrigado a devorar o livro , vários personagens cativantes,  alguns bem repugnantes , outros parecem sair da vida real .

Como o nome do livro diz é literalmente uma guerra escrito por George R.R. Martin , esse é o primeiro livro e é aqui que se prepara uma guerra entre os sete reinos , o livro começa bem despretensioso , na verdade mais como uma apresentação dos personagens  e vai caminhando para dar  inicio a guerra entre os reinos .

O inicio do livro e da estória do ponto aonde a conhecemos será a morte do mão do rei ( algo  como um primeiro ministro em uma monarquia ) e vai se caminhando sempre em volta do trono , pois o mesmo tem muitas pessoas de olho nele , como os filhos dos antigos reis, a atual rainha , alguns membros da atual corte, o próprio filho do atual rei , vários lordes muita gente mesmo .

E é nesse cenário que o atual rei Robert nomeia ,  o que pra min seja um dos mais honrados personagens que já tive o prazer de ler, Sor. Eddard Stark senho das terras frias , que possui como símbolo da sua casa um lobo , por falar em casa, no livro os personagens sempre provem de uma casa ( algo como uma família ) e cada casa tem o seu estandarte ( como se fosse um símbolo ) e após nomear Stark como mão é ai que realmente a estória toma um outro rumo .

Stark tem cinco filhos e um bastardo , quando crianças os filhos encontram cinco crias de lobos gigantes esses lobos crescem com as crianças e são como seus animais de estimação ou mais que isso , parecem que compartilham outro tipo de ligação.

A magia existe no universo de guerra dos tronos, mas existe como algo a muito tempo esquecido , como ensinamentos perdidos , restando apenas em alguns pontos uns poucos resíduos dela , geralmente e armas ou em pergaminhos .

Fora a batalha pelo reino (trono) existe a obscura e fria muralha que separa os sete reinos de uma parte escura e sombria, é como uma estória paralela dentro da estória , mas muito entrelaçada a estória principal .
Como a estória é narrada do ponto de vista de sete personagens e o autor não tem nenhum amor pelo mesmo , aqui vai um aviso , não se apegue demais a nenhum personagem afinal são tempos de guerras .


É um livro muito gostoso de se ler , para quem curte ou adora aventura medieval é muito bom , recomendo sim .

Ps: Uma amostrinha do livro -----> Link com os dois primeiros capitulos aqui .



2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Conheci as Crônicas pela série da HBO e isso que você fala,de não se apegar a um personagem, me fez parar de assistir a série lá pelo 5 episódio quando percebi que o Ned ia morrer, mas eu achei que fosse pela honra. Então decidi comprar o livro e vi que não era exatamente assim; o fato é que já estou no terceiro livro e realmente vale a pena. B
Muito boa sua review, e só uma coisa, as crias de lobo são seis, com o Fantasma, do Jon.

Unknown disse...

Obrigado pelo comentario ...
Já terminei os outros livros breve posto os outros review .
Valeu